Geocentrismo X heliocentrismo.

28/08/2011 09:01

 

Modelos do Universo - Dos Gregos ao Big Bang

            No Passado muito se especulou sobre o Universo: a sua forma, o que o teria formado entre outras. Criaram-se teorias heliocêntricas e geocêntricas sobre o Universo e apareceram vários modelos sobre o mesmo, até à atualidade.

            Apesar de não ter sido o primeiro Modelo apresentado, Aristóteles concluiu que a Terra – forma esférica “imperfeita” estaria no centro do Universo que até aquela altura era só considerado o Sistema Solar.

            Aristóteles afirmava que o Universo não tinha “nascido” de um ponto, mas que sempre existiu e nunca tinha sido alterado uma vez que era “perfeito”.

Estátua representativa de Aristóteles.

 

 

           

            No início do Sec. II Claudio Ptolomeu mantinha uma teoria geocêntrica afirmando que o Sol, a Lua e todos os planetas giravam em torno da Terra em círculos não perfeitos. A Terra era o centro de tudo tendo sido este o modelo adaptado até ao Séc. XVI. Ptolomeu considerou o modelo heliocêntrico, no entanto não usou esse modelo uma vez que Aristóteles afirmou que a Terra não poderia ter uma rotação violenta.

            Em 1514, Copérnico veio contrariar as teorias anteriores apresentando o seu modelo heliocêntrico que dizia que o Sol seria o centro do Universo, onde os Planetas e outros corpos celestes giravam, em forma de círculos, em seu torno e não em torno da Terra. A sua teoria foi aceita, apesar de em 1616 ter tido algumas censuras por parte da Igreja Católica.

 Foto ilustrativa de Copérnico.

 

         

 

            Tycho Brahe, astrônomo e matemático dinamarquês, fabricou os seus próprios instrumentos usando-os nas suas longas observações da posição das estrelas e dos planetas permitindo-o obter precisão “melhor do que 1 minuto de arco”.

Foto ilustrativa de Tycho Brahe.

 

 

 

            Entretanto com o aparecimento do Telescópio, Galileu mantém o modelo heliocêntrico observando que a Via Láctea é constituída por uma infinidade de estrelas e principalmente que Saturno era rodeado por variados anéis. Essa firme teoria originou problemas com a Igreja, que na altura tratava o heliocentrismo como apenas uma hipótese.

Foto ilustrativa de Galileu Galilei.

 

 

 

         Johannes Kepler, descobriu que as órbitras dos planetas do sistema solar são elípticas. Kepler teve acesso aos dados que Tycho tinha estudado podendo desta forma enunciar as suas três Leis:

Ø      Lei das Órbitas Elípticas – “Todos os planetas se movem segundo órbitas elípticas com o sol num dos pontos focais.”

Ø      Lei das Áreas – “À medida que o planeta descreve a sua órbita, o seu vetor posicional relativamente ao Sol percorre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.”

Ø      Lei Harmônica – “Os quadrados dos tempos de revolução de quaisquer dois planetas em torno do Sol (incluindo a Terra) são proporcionais aos cubos das suas distâncias médias ao Sol.”

 

Foto ilustrativa de Johannes Kepler.

 

 

 

Atualidades.

            Hoje, em dia, Telescópios Ópticos terrestres e em órbita no espaço recolhem imagens diariamente para ajudar a perceber melhor o Universo e toda a sua constituição. São conhecidos oito planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

            Foram encontradas Galáxias, Constelações e muitas estrelas no cosmos.

            A Terra faz parte do Sistema Solar que por sua vez se encontra na Via Láctea.

            Sabe-se atualmente que a Terra faz dois tipos de movimentos: Movimento de Rotação e de Translação, ou seja, roda em seu torno 360º, volta essa que dura aproximadamente 23h 56m e 4s, e ao mesmo tempo de uma forma elíptica à volta do Sol respectivamente (teoria heliocêntrica). A Terra é o terceiro planeta que dista o Sol sendo a sua forma não perfeitamente esférica.

            A teoria, na previsão do futuro, que se considera aceitável no momento, é a de que o Universo seja fechado, ou seja, que o Universo continua a expandir-se até chegar a uma altura que não consegue expandir mais. Desta forma o Universo retrocede esse processo originando um ponto, que por sua vez dará origem a outro Big Bang.

 

 

 

—————

Voltar