Sessão de cinema na escola. \O/ \O/ \o/

10/08/2011 18:27

Para comemorar o dia do estudante, a nossa escola realizará uma sessão de cinema com diversos filmes para vocês, alunos. Divirtam-se!

Cinema e aprendizado:

SESSÃO ou SEÇÃO ou CESSÃO

Interessante como a língua portuguesa tem palavras parônimas para nós nos confundirmos. =p

Vamos hoje tirar as dúvidas sobre o uso de SESSÃO, SEÇÃO ou CESSÃO

Sessão = reunião durante um período. Ou seja, quando você vai no cinema você vai numa sessão com 2 "s", assim como quando você vai se reunir com um pessoal por algum motivo...

Exemplos:
Hoje não houve sessão no Senado.
Amanhã eu não perco a Sessão da Tarde.
Ontem teve uma sessão espírita na casa dele.

Seção (ou Secção) = departamento, repartição... Então quando você vai numa loja de departamentos, cada divisão é uma seção com "c" cedilha. Você também vai numa seção do governo para regularizar ou reclamar qualquer coisa.

Exemplos:
Ela trabalha na seção de brinquedos.
Você precisa ir naquela seção para regularizar seu carro.
Não gosto de coisas muito burocráticas, geralmente me mandam de uma seção à outra sem resolverem meu problema.

Cessão = ato de ceder, permitir. Quando seu pai deixa você sair com o carro dele, ou voltar mais tarde do que o costume, houve uma cessão, com "c" e dois "s".

Exemplos:
Ele fez a cessão de seus bens.
O menino não pode ir, porque o pai não deu a cessão.
Sem cessão não poderemos fazer nada.

—————