Textos informativos sobre a importância das frutas.

22/07/2011 23:37

 A FRUTA CAMPEÃ DE VITAMINA C
Abacaxi, goiaba, manga, uva, maracujá, acerola. O Brasil produz mais frutas do que o brasileiro consegue consumir. Mas isso está mudando. Nas grandes cidades, as frutas estão deixando de ser apenas sobremesa. Aos poucos, estão sendo consideradas um alimento que faz muito bem à saúde. E como faz.
Na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, a professora Maria Spínola pesquisa as propriedades nutracêuticas, quer dizer, o poder nutritivo e medicinal das frutas mais consumidas no Nordeste.
O estudo derrubou alguns mitos. Por exemplo: quanto tempo dura um suco de laranja sem perder suas propriedades?
"A gente verificou que entre três e quatro horas depois ele pode perder no máximo 6%. E de um dia pro outro, em torno de 30%", responde Maria Spínola.
Outra constatação: as frutas reforçam a defesa do nosso organismo, ajudam a evitar doenças graves.
"Todos os frutos avermelhados, cor de laranja e amarelos possuem carotenóides, principalmente betacaroteno e licopeno. Eles podem reforçar a nossa defesa imunológica, evitando que a pessoa chegue a ter ou desenvolver um câncer ou outra doença degenerativa", revela a professora.
A grande novidade da pesquisa surgiu no exame das polpas. A concentração de vitaminas encontrada foi a mesma ou até maior do que a da fruta natural.
"Nós encontramos polpas no mercado com teor de vitamina C acima da acerola, que foi a variedade que nós analisamos", diz Maria Spínola.
A pesquisa vai examinar todas as propriedades medicinais das polpas. Mais uma revelação: a laranja é sinônimo de vitamina C? Nem tanto.
"A acerola tem 40 vezes mais vitamina C do que a laranja. Nós precisamos de 60 miligramas de vitamina C por dia, comenta a professora.
Na classificação da vitamina C, depois da acerola vem o caju, a manga, a goiaba. A laranja está em quinto lugar, conforme os números abaixo:

Concentração de vitamina C

Acerola - 1.500 mg
Caju - 200 mg
Manga - 84 mg
Goiaba - 67 mg
Laranja - 40 mg

 

 

 

 

 

 
Que a acerola tem mais vitamina C que a laranja, isso já se sabia. Mas a manga e a goiaba na frente da laranja foi uma surpresa. E um suco de caju, temos 200 miligramas de vitamina C num único copo.
O caju é curioso. A fruta mesmo é a castanha, que vira tira-gosto, torrada e salgada. A parte que se come e de onde se faz o suco é uma haste mais cheinha, que tem muito mais do que vitamina.
Os pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, que já estudaram a castanha, se dedicam agora à polpa e ao suco do caju.
A nutricionista pernambucana Elma Warta, da Universidade de São Paulo (USP), quer estimular o consumo na população mais pobre. O estudo está mostrando que a polpa do caju é rica em compostos fenólicos, que são antioxidantes, fazem bem à saúde de quem come a fruta.
"A pessoas estaria se prevenindo de doenças como o câncer, doenças do coração, cardiovasculares, e até mesmo em alguns processos antiinflamatórios. Sem gastar nada", explica Elma.
O professor Jorge Mancini Filho, farmacêutico-bioquimíco da USP, explica como nosso organismo sofre com a oxidação das células, que provoca envelhecimento e doenças:
"Se você tiver uma situação de estresse no organismo, um ambiente de elevado grau de poluição ou alguns quadros como viroses, e puder prevenir isso, você vai favorecer o organismo ao ter uma condição de vida melhor".
É por isso que o estudo das frutas cresce em todo o mundo. Na USP, até a romã, pouco consumida, está sendo alvo de uma pesquisa.
A curiosidade da farmacêutica Fernanda Jardini vem da infância. Será que a romã só serve de enfeite ou para fazer simpatia com as sementes?
"Pesquisando a romã a gente descobriu que ela é muito rica em compostos antioxidantes. Ela é rica em ácidos fenólicos e também em flavonóides, que dão uma cor avermelhada ao suco. O consumo de romã pode trazer muitos benefícios. Isso é comprovado cientificamente", diz Fernanda Jardini.

Data Edição: 29/03/2004
Fonte: Globo Reporter
 

 

 

O pódio das frutas

 As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades).
As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade).
As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade).
As mais ricas em carotenóides: manga (3600 mcg em 1 unidade), caqui (1800 mcg em 1 unidade).
As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade), açaí (90 mg em 1 tigela pequena).
As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara).
As mais ricas em vitamina C: acerola (1500 mg em 1 tigela pequena) e caju (200 mg em 1 unidade).
 

 

 

 

 

As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade).
As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade).
As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio).

Frutas para esportistas

            Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas.

Anemia: açaí, amora, carambola.
Artrite: abacaxi, ameixa e maçã.
Cãibras musculares: banana, laranja e melão.
Diarréia: maçã sem casca e banana-maçã.
Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com o abacaxi.
Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo.
Fadiga: banana, uva e figo.
Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido.
Baixar o colesterol: maçã, pêra, abacaxi e pêssego.

 

Ameixa, tônico antiestresse

 

 

             Contém alta quantidade de fibra sorbitol que estimulam o movimento intestinal e favorecem a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas que possuem pode variar: as claras são as mais doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitaminas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.

 

 

 

Damasco, a fruta da pele

 

             Tem alto teor de caroteno (provitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos, e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Um verdadeiro coquetel contra a fadiga. E só tem 47 kcal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figo, para os ossos

 

                Tem cálcio, por isso, é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Contém benzaldeido, um agente anticancerígeno, flavonóides e uma enzima chamada ficina que ajuda a digestão das proteínas. Além disso, possui ferro, potássio e fibra. As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta ao ser cortada) para eliminar as verrugas. Na ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural.

Maçã, o presente de Eva a saúde

 

                Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilíbra a função intestinal, tanto no caso de diarréia como de prisão de ventre. Contém vitamina C, potássio e é hidratante.

Banana, a barrinha energética

 

                É o alimento dos campeões. Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias. Quanto menos maduras elas são, mais ricas em amido. A banana previne as cãibras musculares por sua riqueza em potássio. Também tem magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.

 

 

Melão, o diurético mais natural

 

               É típico das frutas de verão. É rica em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e com poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos - responsáveis pelo cuidado de sua pele, melhorando também o seu bronzeado. É considerada uma fruta anticoagulante e um aliado na prevenção de trombose e infartos.

Pêssego, a fruta saborosa

 

               Rica em vitamina C e potássio. Regula o intestino, pois é rico em fibras. Tem baixo teor calórico.

    Açaí, o pentacampeão

                     Esta frutinha amazônica muito badalada entre os esportistas, sem dúvida nenhuma é pura energia! Rica em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante. Além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular. O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na tigela de açaí tem granola misturada.

 

 

 

 

 

 

 

Nectarina, o pêssego de pele suave

 

                 É uma fruta muito parecida com o pêssego. Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fibra. Ajuda a regular o colesterol.

Pêra, para refrescar

 

                A pêra é uma fruta que deve ser ingerida madura. É rica em pectina, fibra que regula o intestino melhorando a flora intestinal: contém minerais, como o selénio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio (diurético e hipotensor). Para os esportistas é uma fruta muito completa.

Abacaxi, para digestão

 

                A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas. Essa fruta tem uma enzima chamada bromelina. É rica em vitamina C.

Melancia, menos calorias

 

               Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia. Você vai poder comer quantos pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g). É rica em água, fibras, potássio (diurético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.

Uva, limpa seu corpo das toxinas

 

               Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde. É remineralizante, diurética, depurativa, energética, contém taninos adstringentes, polifenois, resverastrol (principalmente nas uvas escuras) e substâncias com capacidade antitumoral. Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa seu organismo de toxinas.

 

 

 

 

 

                 Aproveitem e participem do fórum, coloquem suas opiniões e dúvidas, ou até mesmo sugestões de textos, vídeos e reportagens sobre o assunto abordado, estou aguardando.

—————

Voltar


Tópico: Textos informativos sobre a importância das frutas.

Data: 01/06/2012

De: jacira

Assunto: frutas

nao tem explicaçao

—————

Data: 31/08/2011

De: An@hh

Assunto: Texto sobre as frutas

Achei muito legal, porque eu pratico esportes e preciso me alimentar bem, e com essas dicas posso saber quais frutas ajudam mais, se bem que todas são muito importantes para nossa saúde.

—————

Data: 23/07/2011

De: Chaldean

Assunto: Muito Legal

Parabéns professor pela iniciativa. Continue postando. =]

—————

Data: 23/07/2011

De: Leandro

Assunto: Re:Muito Legal

Dá uma verificada, na página inicial, pois na página 2 está aparecendo novamente a foto do homem aranha, o fórum, acho que não precisam aparecer, pois já aparecem na página 1. Estou selecionando algumas coisas para postar, verifique depois.

—————