Ola galera, segue anexo reportagem da revista veja e um vídeo do you tube sobre o sistema imune.

02/06/2012 20:25

Sistema imune: nosso exército de defesa

Natalia Cuminale

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde lançou um alerta, advertindo para o risco de uma segunda onda de gripe A pelo mundo. Na visão da OMS, o vírus H1N1 poderia se alastrar desta vez a partir da Europa, devido à proximidade do inverno.

A preocupação, nessa situação, é dificultar a entrada do vírus no corpo ou aumentar o poder de combate do organismo ao agente invasor, uma vez que a doença costuma encontrar terreno fértil entre os portadores de doenças pré-existentes ou entre aqueles cuja saúde está de alguma forma debilitada. É aí que entra em cena a discussão acerca do sistema imunológico, ou seja, as defesas do organismo às agressões microscópicas.

Quando uma pessoa se sente cansada e contrai doenças ou infecções com certa frequência, o diagnóstico popular, proferido até por quem é leigo, é simples e direto: a imunidade está baixa. Mas, afinal, o que faz o sistema imunológico? Será que ele é mesmo capaz de evitar aqueles problemas? "Ele funciona como um exército, que utiliza diversas armas para combater um determinado microorganismo", explica Beatriz Carvalho, imunologista e chefe da disciplina alergia, imunologia clínica e reumatologia pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A especialista esclarece que um vírus, por exemplo, ao entrar em contato com o organismo, é reconhecido pelo sistema inato, que é a nossa primeira linha de defesa e responsável por resolver a maioria das infecções contraídas. Caso o vírus não seja eliminado em poucas horas, o organismo recruta a imunidade adaptativa, que é mais elaborada e específica. Nela, aparecem os linfócitos B, que produzem anticorpos para combater os vírus, e os linfócitos T, que são capazes de detectar e matar as células infectadas. Confira o funcionamento dos mecanismos de defesa no quadro a seguir:

A batalha das células

Dois sistemas de defesa atuam na proteção e erradicação de ameaças microscópicas

 
Sistema imune inato: formado por células que não precisam ter mantido contato anterior com o microorganismo invasor para combatê-lo Sistema imune adaptativo: formado por células que só reconhecem o microorganismo invasor caso tenham mantido contato anterior com ele (é o caso das vacinas)
Proteção Proteção
Células do sistema imunológico liberam a proteína interferon, que não permite que o vírus invasor se multiplique, protegendo o organismo contra infecções Células dos glóbulos brancos que produzem anticorpos identificam o vírus ou a bactéria e neutralizam esses microorganismos com uma espécie de "capa"
Erradicação Erradicação
As células NK (natural killers, ou "exterminadoras naturais"), produzidas pela medula óssea, identificam outras células infectadas e liberam substâncias que as destroem Linfócito T, células dos glóbulos brancos que detectam outras células infectadas, liberam proteínas para destruir as contaminadas. Após o processo, as células mortas são recolhidas
Fonte: Beatriz Carvalho, imunologista e chefe da disciplina Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

 

Sintomas como febre, diarreia, aumento no tamanho dos gânglios, tosse e espirro, entre outros, mostram que o sistema imune está reagindo contra algum mal. São mecanismos de defesa. "Se você come um alimento estragado, por exemplo, você tem uma reação inflamatória dentro do intestino: ele reage com uma diarréia para eliminar o mais rápido possível aquela coisa ruim", explica a imunologista.

Entre as razões para o enfraquecimento do sistema imunológico, estão os problemas congênitos, desnutrição grave, stress, noites mal dormidas, má alimentação, exercícios físicos em excesso e uso de drogas imunossupressoras. Pessoas que lutam contra o câncer e portadoras do vírus HIV também podem ser vítimas. "É importante se alimentar direito, já que muitas células precisam de nutrientes como zinco e vitaminas para terem um bom desenvolvimento", diz.

Para pessoas sadias, as recomendações são básicas: manter uma alimentação saudável, dormir ao menos oito horas por noite e praticar exercícios físicos. "Todas as coisas que fazem bem para o corpo fazem bem para o sistema imune", sintetiza Luiz Vicente Rizzo, imunologista e diretor-superintendente do Instituto Israelita de Pesquisa Albert Einstein.

Galera, solicito que voces respondam as questões abaixo, conforme tarefa solicitada em sala de aula. Não se esqueçam que o prazo vai até o dia 06/06/2012, não percam tempo.
A equipe CE237 confia em vovês, boa sorte

 

—————

Voltar


1) Descreva a diferença entre o sistema imune inato e o adaptativo e a importâncias deles para nossa saúde.

Data: 14/06/2012

De: Douglas dos Santos Oliveira n°:10

Assunto: Sistema Imune

Sistema imune inato é o conjunto de formas de imunidade que nasce com o indivíduo, sem necessidade de introdução de substâncias ou estruturas exteriores ao organismo.
A imunidade adquirida refere-se à proteção que um organismo desenvolve contra certos tipos de micróbios ou substâncias estranhas. A imunidade adquirida é desenvolvida durante toda a vida de um indivíduo, podendo esta imunidade ser ativa ou passiva. Ambas podem ser adquiridas de forma natural ou artificial.

—————

Data: 14/06/2012

De: Beatriz Rodrigues Nº:07

Assunto: Sistema Imune

O sistema imune inato não precisa que as células mantenham contato anterior com o microorganismo invasor para combate-lo.
O sistema imune adaptativo precisa que a célula mantenha contato com o microorganismo invasor.
Sistema imune inato: libera a proteína interferon que não permite que o vírus invasor se multiplique, nos protegendo das infecções.
Sistema inume adaptativo: as células dos glóbulos brancos produzem anticorpos pra identificar o vírus ou bactéria e neutralizar esses microorganismos com uma espécie de "capa".

—————

Data: 13/06/2012

De: Gabriel Gomes Batista

Assunto: Sistema Imune

O sistema imune inato é um grupo de células chamado fagocitárias tenta destruir através da fagocitose os microorganismo que entra no organismo.Esta imunidade inclui a capacidade de fagocitar bactérias e outros agentes invasores, pelos leucócitos e macrófagos dos tecidos. Inclui a capacidade das secreções ácidas do estômago e enzimas digestivas de destruir germes.Já o sistema imune adaptativa conta com os linfócitos, que reconhecem especificamente o patógeno invasor.há dois tipos de linfócitos que são agrupados em duas categorias: linfócitos B, que produzem anticorpos que se ligam ao antígeno e os linfócitos T, que estão envolvidos na produção de linfócitos B e auxiliam na fagocitose.

—————


2) De acordo com o vídeo, que tipo de células são as primeiras a chegarem no microorganismo invasor para destruí-los e como elas atuam?

Data: 14/06/2012

De: Douglas dos Santos Oliveira n°:10

Assunto: Sistema Imune

Uma das primeiras células a chegar no local onde esta o microorganismo invasor é um tipo de Leucócito com o nome de Neutrófilo.
O Neutrófilo reconhece o microorganismo, se ativa e produz muitas substancias inflamatórias e dessa maneira destrói o microorganismo.

—————

Data: 14/06/2012

De: Beatriz Rodrigues Nº:07

Assunto: Sistema Imune

As primeiras células a chegar são:
- Leucócito= neutrófilo, ele reconhece o microorganismo se ativa e produz substâncias inflamatórias causando o destruimento do microorganismo.
- Macrófagos e as Células Dendríticas, estes digerem muitas saubstâncias e os microorganismos.

—————

Data: 13/06/2012

De: Gabriel Gomes Batista

Assunto: Sistema Imuni

As primeiras células a chegar no nosso micro organismo e chamado de Neutrófilo;ele cria uma substancia inflamatória que destrói todos os micro organismos

—————


3)Podemos dizer que as células NKs são nossas anjos-da-guarda? Justifique sua resposta.

Data: 14/06/2012

De: Douglas dos Santos Oliveira n°:10

Assunto: Sistema Imune

Sim, porque elas podem reconhecer e destruir células infectadas.

—————

Data: 14/06/2012

De: Beatriz Rodrigues Nº:07

Assunto: Sistema Imune

Sim, porque ela identifica as células infectadas e liberam as substâncias pra destrui-lás

—————

Data: 13/06/2012

De: Gabriel Gomes Batista

Assunto: Células NKs

Sim,pois ele e importante no combate a infecções virais e células tumorais.

—————


4) De acordo com o vídeo como o sistema imune combate um processo inflamatório?

Data: 14/06/2012

De: Douglas dos Santos Oliveira n°:10

Assunto: Sistema Imune

O corpo humano possui muitas defesas naturais e a primeira delas é a pele, que impede a entrada de varias substancias e micróbios que causam doenças, mas se algo a perfura ela aciona o sistema imune.

—————

Data: 14/06/2012

De: Beatriz Rodrigues Nº:07

Assunto: Sistema Imune

O nosso corpo possui várias defesas naturais a 1ª é a pele, ela impede a entrada de micróbios e substâncias que causam doenças, mas se algo acontecer ele ativa nosso sistema imune.

—————

Data: 13/06/2012

De: Gabriel Gomes Batista

Assunto: Processo Inflamatórios

Eles são capazes de detectar e matar os micro organismo.

—————


5) Descreva com suas próprias palavras, o que você entende por sistema imune ou imunológico.

Data: 09/06/2012

De: Ana Flávia N 03

Assunto: Sistema Imune

O sistema imune ou imunológico , é um sistema que trabalha combatendo os virus ,bacterias e etc que nos nos expomos em várias situações do nosso dia - a - dia .
Esse sistema conta com a ajuda de linfócitos,respostas imunes e etc.
Assim ele é um fator muito importante para nossa saúde e bem estar.

—————


Enquete

Após o trabalho feito em sala de aula pelo professor e os materiais aqui postados, você acha que seus conhecimentos sobre o assunto acima abordado aumentaram?

Sim, plenamente.
(9)
69%

Não.
(2)
15%

Parcialmente, pois ainda tenho dúvidas.
(2)
15%

Total de votos: 13


Se sua resposta na enquete acima foi "parcialmente, pois ainda tenho dúvidas", relate abaixo, quais são as dúvidas que você ainda tem, para que possamos abordá-las nas próximas aulas.

Nenhum comentário foi encontrado.