Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol e é iniciado o processo da fotossíntese, o que está ocorrendo é química. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções ou nossas ações, o que está ocorrendo é química.
A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.
Coca-Cola desentope pias?
E os refrigerantes? Segundo o professor Vanin, refrigerantes são água carbonatada ( na qual se dissolveu gás carbônico) e substâncias químicas para dar cor e sabor, que provocam sensação agradável quando ingeridos. Em geral, os refrigerantes são compostos de substâncias químicas sintéticas. Bebidas com sabor laranja usam uma pequena fração de suco de laranja. Não usam mais porque o suco natural tem maior tendência à decomposição. "Não ponho a mão no fogo pela afirmação que vou fazer, mas acho que nenhum guaraná existente no mercado tem guaraná natural. São composições com substâncias que dão aroma e sabor à bebida", declara.
Agora, desentupir pias, a Coca-Cola não desentope, contrariando dito popular. "A Coca-Cola é um extrato vegetal de composição variável, ao qual é adicionado ácido fosfórico em pequena quantidade, como conservante. A confusão se dá porque esse ácido é usado por fabricantes de material de limpeza, mas não faz mal ao ser humano. Nas reações químicas que ocorrem nas células, várias delas usam o fosfato, que é um componente do ácido fosfórico", explica Vanin. A célula usa o fosfato no mecanismo de fornecimento de energia celular. Mas há uma ressalva: "O excesso de fosfato pode reagir com o cálcio, componente de ossos e dentes, e causar problemas ósseos ou dentários". Nada além disso. Segundo o professor, também o excesso de absorção de carboidratos refinados pode causar cáries nos dentes.
Você sabia que:
A água é o elemento mais abundante em nosso planeta. Ela cobre três quartos da superfície da terra. Mas apenas uma pequena parte desse volume é potável e está próxima aos centros urbanos. Sem a química, seria impossível assegurar à população o abastecimento de água. É através de processos químicos que a água imprópria ao consumo é transformada em água pura, límpida, sem contaminantes. O dióxido de cloro, por exemplo, é utilizado para oxidar detritos e destruir microorganismos. O cloreto de ferro e o sulfato de alumínio absorvem e precipitam a sujeira em suspensão, eliminando também cor, gosto e odores. O carbono ativo retém micropoluentes e detergentes. Soda e cal neutralizam a acidez da água. É a indústria química que fornece esses e outros produtos, permitindo ao homem continuar a usufruir de um elemento essencial à vida: água pura e saudável.
Curiosidades
Um dos aditivos dos cremes dentais é o fluoreto de sódio (NaF). O flúor contido nesse sal combina-se com o fosfato de cálcio do dente, originando a fluoropatita, substância que dá resistência maior ao dente, reduzindo, assim, a ação das bactérias na formação da cárie dentária.
No bafômetro, o que ocorre é a reação de oxidação do etanol à acetaldeído, ou etanal, revelando o excesso de álcool no organismo do motorista, mostrando o alcoolismo do mesmo.
O gás fluorídrico (HF) tem uma propriedade diferentre entre todos os outros ácidos, ele tem a propriedade de atacar o vidro. Sendo assim ele é usado para fazer gravações em vidros. Esta característica do HF é empregada na indústria e muitas pessoas desconhecem, um uso é a gravação de números em vidros de automóveis.
Nas frutas cítricas, encontramos os ácidos cítricos e ascórbicos (vitamina C ).
O ouro 18 quilateles: mistura formada basicamente por 75% de ouro (Au) .
Óxido de cálcio (CaO)é usado na Preparação da argamassa e no assentamento de tijolos e revestimento das paredes. utilisado também na agricultura, para diminuir a acidez do solo.
O CO2 (dióxido de carbono) é um gás usado nos refrigerantes e nas águas minerais gaseificadas.