Ola galera, segue anexo reportagem da revista veja e um vídeo do you tube sobre o sistema imune.

02/06/2012 20:25

Sistema imune: nosso exército de defesa

Natalia Cuminale

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde lançou um alerta, advertindo para o risco de uma segunda onda de gripe A pelo mundo. Na visão da OMS, o vírus H1N1 poderia se alastrar desta vez a partir da Europa, devido à proximidade do inverno.

A preocupação, nessa situação, é dificultar a entrada do vírus no corpo ou aumentar o poder de combate do organismo ao agente invasor, uma vez que a doença costuma encontrar terreno fértil entre os portadores de doenças pré-existentes ou entre aqueles cuja saúde está de alguma forma debilitada. É aí que entra em cena a discussão acerca do sistema imunológico, ou seja, as defesas do organismo às agressões microscópicas.

Quando uma pessoa se sente cansada e contrai doenças ou infecções com certa frequência, o diagnóstico popular, proferido até por quem é leigo, é simples e direto: a imunidade está baixa. Mas, afinal, o que faz o sistema imunológico? Será que ele é mesmo capaz de evitar aqueles problemas? "Ele funciona como um exército, que utiliza diversas armas para combater um determinado microorganismo", explica Beatriz Carvalho, imunologista e chefe da disciplina alergia, imunologia clínica e reumatologia pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A especialista esclarece que um vírus, por exemplo, ao entrar em contato com o organismo, é reconhecido pelo sistema inato, que é a nossa primeira linha de defesa e responsável por resolver a maioria das infecções contraídas. Caso o vírus não seja eliminado em poucas horas, o organismo recruta a imunidade adaptativa, que é mais elaborada e específica. Nela, aparecem os linfócitos B, que produzem anticorpos para combater os vírus, e os linfócitos T, que são capazes de detectar e matar as células infectadas. Confira o funcionamento dos mecanismos de defesa no quadro a seguir:

A batalha das células

Dois sistemas de defesa atuam na proteção e erradicação de ameaças microscópicas

 
Sistema imune inato: formado por células que não precisam ter mantido contato anterior com o microorganismo invasor para combatê-lo Sistema imune adaptativo: formado por células que só reconhecem o microorganismo invasor caso tenham mantido contato anterior com ele (é o caso das vacinas)
Proteção Proteção
Células do sistema imunológico liberam a proteína interferon, que não permite que o vírus invasor se multiplique, protegendo o organismo contra infecções Células dos glóbulos brancos que produzem anticorpos identificam o vírus ou a bactéria e neutralizam esses microorganismos com uma espécie de "capa"
Erradicação Erradicação
As células NK (natural killers, ou "exterminadoras naturais"), produzidas pela medula óssea, identificam outras células infectadas e liberam substâncias que as destroem Linfócito T, células dos glóbulos brancos que detectam outras células infectadas, liberam proteínas para destruir as contaminadas. Após o processo, as células mortas são recolhidas
Fonte: Beatriz Carvalho, imunologista e chefe da disciplina Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

 

Sintomas como febre, diarreia, aumento no tamanho dos gânglios, tosse e espirro, entre outros, mostram que o sistema imune está reagindo contra algum mal. São mecanismos de defesa. "Se você come um alimento estragado, por exemplo, você tem uma reação inflamatória dentro do intestino: ele reage com uma diarréia para eliminar o mais rápido possível aquela coisa ruim", explica a imunologista.

Entre as razões para o enfraquecimento do sistema imunológico, estão os problemas congênitos, desnutrição grave, stress, noites mal dormidas, má alimentação, exercícios físicos em excesso e uso de drogas imunossupressoras. Pessoas que lutam contra o câncer e portadoras do vírus HIV também podem ser vítimas. "É importante se alimentar direito, já que muitas células precisam de nutrientes como zinco e vitaminas para terem um bom desenvolvimento", diz.

Para pessoas sadias, as recomendações são básicas: manter uma alimentação saudável, dormir ao menos oito horas por noite e praticar exercícios físicos. "Todas as coisas que fazem bem para o corpo fazem bem para o sistema imune", sintetiza Luiz Vicente Rizzo, imunologista e diretor-superintendente do Instituto Israelita de Pesquisa Albert Einstein.

Galera, solicito que voces respondam as questões abaixo, conforme tarefa solicitada em sala de aula. Não se esqueçam que o prazo vai até o dia 06/06/2012, não percam tempo.
A equipe CE237 confia em vovês, boa sorte

 

—————

Voltar


1) Descreva a diferença entre o sistema imune inato e o adaptativo e a importâncias deles para nossa saúde.

Data: 14/06/2012

De: Douglas dos Santos Oliveira n°:10

Assunto: Sistema Imune

Sistema imune inato é o conjunto de formas de imunidade que nasce com o indivíduo, sem necessidade de introdução de substâncias ou estruturas exteriores ao organismo.
A imunidade adquirida refere-se à proteção que um organismo desenvolve contra certos tipos de micróbios ou substâncias estranhas. A imunidade adquirida é desenvolvida durante toda a vida de um indivíduo, podendo esta imunidade ser ativa ou passiva. Ambas podem ser adquiridas de forma natural ou artificial.

—————

Data: 14/06/2012

De: Beatriz Rodrigues Nº:07

Assunto: Sistema Imune

O sistema imune inato não precisa que as células mantenham contato anterior com o microorganismo invasor para combate-lo.
O sistema imune adaptativo precisa que a célula mantenha contato com o microorganismo invasor.
Sistema imune inato: libera a proteína interferon que não permite que o vírus invasor se multiplique, nos protegendo das infecções.
Sistema inume adaptativo: as células dos glóbulos brancos produzem anticorpos pra identificar o vírus ou bactéria e neutralizar esses microorganismos com uma espécie de "capa".

—————

Data: 13/06/2012

De: Gabriel Gomes Batista

Assunto: Sistema Imune

O sistema imune inato é um grupo de células chamado fagocitárias tenta destruir através da fagocitose os microorganismo que entra no organismo.Esta imunidade inclui a capacidade de fagocitar bactérias e outros agentes invasores, pelos leucócitos e macrófagos dos tecidos. Inclui a capacidade das secreções ácidas do estômago e enzimas digestivas de destruir germes.Já o sistema imune adaptativa conta com os linfócitos, que reconhecem especificamente o patógeno invasor.há dois tipos de linfócitos que são agrupados em duas categorias: linfócitos B, que produzem anticorpos que se ligam ao antígeno e os linfócitos T, que estão envolvidos na produção de linfócitos B e auxiliam na fagocitose.

—————


2) De acordo com o vídeo, que tipo de células são as primeiras a chegarem no microorganismo invasor para destruí-los e como elas atuam?

Data: 14/06/2012

De: Douglas dos Santos Oliveira n°:10

Assunto: Sistema Imune

Uma das primeiras células a chegar no local onde esta o microorganismo invasor é um tipo de Leucócito com o nome de Neutrófilo.
O Neutrófilo reconhece o microorganismo, se ativa e produz muitas substancias inflamatórias e dessa maneira destrói o microorganismo.

—————

Data: 14/06/2012

De: Beatriz Rodrigues Nº:07

Assunto: Sistema Imune

As primeiras células a chegar são:
- Leucócito= neutrófilo, ele reconhece o microorganismo se ativa e produz substâncias inflamatórias causando o destruimento do microorganismo.
- Macrófagos e as Células Dendríticas, estes digerem muitas saubstâncias e os microorganismos.

—————

Data: 13/06/2012

De: Gabriel Gomes Batista

Assunto: Sistema Imuni

As primeiras células a chegar no nosso micro organismo e chamado de Neutrófilo;ele cria uma substancia inflamatória que destrói todos os micro organismos

—————


3)Podemos dizer que as células NKs são nossas anjos-da-guarda? Justifique sua resposta.

Data: 10/06/2012

De: Paulo Palhuzi N° 29

Assunto: Células Nks

Sim pois as células Nks são as que nos protegem elas indentificam e destroem os micro organismo invasor !

—————

Data: 10/06/2012

De: Matheus Venturin N 25

Assunto: Células NKs

Sim, pois as células NKs identificam e eliminam o microorganismo invasor.

—————

Data: 09/06/2012

De: João Pedro N° 20

Assunto: Células NKs

Sim. As células exterminadoras naturais ou células NKs são um tipo de linfócitos (glóbulos brancos responsáveis pela defesa específica do organismo). Têm um papel importante no combate das células infectadas virais e células tumorais. As NKs se utilizam de granzinas e perforinas.

—————


4) De acordo com o vídeo como o sistema imune combate um processo inflamatório?

Data: 14/06/2012

De: Douglas dos Santos Oliveira n°:10

Assunto: Sistema Imune

O corpo humano possui muitas defesas naturais e a primeira delas é a pele, que impede a entrada de varias substancias e micróbios que causam doenças, mas se algo a perfura ela aciona o sistema imune.

—————

Data: 14/06/2012

De: Beatriz Rodrigues Nº:07

Assunto: Sistema Imune

O nosso corpo possui várias defesas naturais a 1ª é a pele, ela impede a entrada de micróbios e substâncias que causam doenças, mas se algo acontecer ele ativa nosso sistema imune.

—————

Data: 13/06/2012

De: Gabriel Gomes Batista

Assunto: Processo Inflamatórios

Eles são capazes de detectar e matar os micro organismo.

—————


5) Descreva com suas próprias palavras, o que você entende por sistema imune ou imunológico.

Data: 14/06/2012

De: Douglas dos Santos Oliveira n°:10

Assunto: Sistema Imune

O sistema imunológico tem como função reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua ação, sendo constituído por órgãos, células e moléculas que asseguram essa proteção.


—————

Data: 14/06/2012

De: Beatriz Rodrigues Nº:07

Assunto: Sistema Imune

O sistema imune trabalha combatendo os invasores infecciosos que encontramos no ambiente como:
-vírus;
-bactérias;
-fungos;
-protozoários,..
O tipo de resposta do sistema imune depende do patógeno e do local infectado.

—————

Data: 13/06/2012

De: Gabriel Gomes Batista

Assunto: Sistema Imunológico

Eles detectao os virós e bactérias e destroem para protege nosso corpo.

—————


Enquete

Após o trabalho feito em sala de aula pelo professor e os materiais aqui postados, você acha que seus conhecimentos sobre o assunto acima abordado aumentaram?

Sim, plenamente.
(9)
69%

Não.
(2)
15%

Parcialmente, pois ainda tenho dúvidas.
(2)
15%

Total de votos: 13


Se sua resposta na enquete acima foi "parcialmente, pois ainda tenho dúvidas", relate abaixo, quais são as dúvidas que você ainda tem, para que possamos abordá-las nas próximas aulas.

Nenhum comentário foi encontrado.